Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIVROS : indicações da Biblioteca Pública de São Paulo

BSP indica

Nada como começar um novo ano com novas leituras. O acervo da Biblioteca de São Paulo é continuamente renovado para atender o público de todas as idades e gostos literários durante a temporada de férias.
Jovens de todas as idades podem se divertir com a leitura de:

Diário de um Banana: a gota d'água, escrito por Jeff Kinneye traduzido por Antônio de Macedo Soares. Continuação do diário (ou como defendido pela personagem Livro de memórias) do adolescente Gregory “Greg” Heffley, fã de quadrinhos e videogames que vive se metendo em confusões e é muito preocupado com a imagem que passa para as pessoas.

A liga extraordinária, v. 1: 1898. Com roteiro de Alan Moore e desenhos de Kevin O'Neill, a HQ narra as mudanças ocorridas em Londres no decorrer da Era Vitoriana por meio de heróis como Capitão Nemo (Vinte Mil Léguas Submarinas) e Griffin (O Homem Invisível).



A garota Einstein, de Philip Sington Uma breve história do Brasil, de Mary del Priore e Renato Venâncio. 
O primeiro livro é um romance sobre a busca por amor e conhecimento a partir dos avanços nos campos da física e da psiquiatria no começo do século XX, mais precisamente no período em que a Alemanha estava prestes a adotar o regime nazista. Já o livro da historiadora Mary del Priore se propõe a contar a trajetória do nosso país desde da ilha de Vera Cruz até a contemporaneidade de maneira acessível e, mesmo assim, rica em detalhes.




O sucesso do filme Tropa de Elite 2 rendeu a continuação do livro sobre a rotina do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) escrito por Rodrigo Pimentel, Luiz Eduardo Soares, Cláudio Ferraz e André Batista em Tropa da Elite, 2.
 Seguindo a temática do gênero violência, Tahiane Stochero chega as estantes da BSP com DOPaz: como a tropa de elite do Exército brasileiro pacificou a favela mais violenta do Haiti e Ingrid Betancourt relata o tempo em que foi refém das Farcs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na autobiografia Não há silêncio que não termine: meus anos de cativeiro na selva colombiana.


Por falar em biografia, Andy Warhol: o gênio pop, de David Dalton e Tony Scherman aproveita para descrever a vida e obra do controverso artista estadunidense longe dos holofotes.
A lista de títulos novos continua com os relatos ficcionaisQueda de Gigantes, de Ken Follett, O homem de fevereiro ou março, de Rubem Fonseca e Todos os homens são mentirosos, de Alberto Manguel e os interessados em literatura de cunho religioso podem descobrir que O amor é para os fortes, livro ditado pelo espírito Marco Aurélio a Marcelo Cezar.



Os livros podem ser lidos na dependências da biblioteca e também emprestados, desde que se tenha a carteirinha de usuário, solicitada na recepção da BSP mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência.
Boa Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário