Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

domingo, 30 de janeiro de 2011

LIVRO E LEITURA: Sacolas Culturais, um incentivo à afroleitura

Indico a leitura dos blogs http://www.nzingaafrobrasill.blogspot.com/ ou 

http://ivonete-afroarte.blogspot.com/ que falam do trabalho de incentivo à leitura realizado pela arte-afrobrasileira-educadora Ivonete Aparecida Alves, uma brasiliana, que vive lá em Presidente Prudente, no Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Nascida em Garça, em 1966, Ivonte, fala de e por sí:

 "...Sempre adorei estudar e fiz vários cursos: agropecuária, contabilidade, mecânica, jornalismo, pedagogia e outros de curta duração. Agora me assumi como artista plástica e adoro! Era artista e não sabia. Então a demanda pelo meu trabalho foi chegando com a fala das crianças. Me assumi e fui criando peças da arte mítica africana para compor um repertório inicial. São peças de inspiração Xhosa, Ndebele, Ntwana e Zulu (África do Sul);Yorubá, Lwena, Tchowe e outras."

Em 2010, Ivonete foi premiada pela FUNARTE/Ministério da Cultura pelo seu trabalho das "Sacolas Culturais: Um centro de leitura dentro de sua casa!". A idéia é simples: sacolas artesanais contendo livros de literatura, CD, DVD, uma revista (Raça Brasil, uma revista diferenciada como Caros Amigos, Le Monde Diplomatique, Brasil ou Fórum), uma peça étnica e um caderno customizado para anotações das pessoas que fazem parte do círculo de leitura(para anotar elogios, críticas e dicas).  
Ivonete vem desenvolvendo seu trabalho por 3 Estados: SP, MG e PA, em parceria com Governos e sociedade civil, que ficam responsáveis pela circulação das sacolas culturais. Em São Paulo, conta com o apoio do coletivo de Presidente Prudente, Nzinga Afrobrasil, Arte, Educação, cultura. Em Minas Gerais, a cidade escolhida por Ivonete foi Paracatu, aonde as sacolas culturais vão circular em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na sede do município e no Quilombo São Domingos. Já no Pará, a cidade escolhida é Almeirim, para onde Ivonete seguirá no dia 11 de fevereiro próximo.

Desejamos uma feliz viagem pelo mundo da leitura à Ivonete e uma feliz leitura para você, amig@ leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário