Indico a leitura dos blogs http://www.nzingaafrobrasill.blogspot.com/ ou
http://ivonete-afroarte.blogspot.com/ que falam do trabalho de incentivo à leitura realizado pela arte-afrobrasileira-educadora Ivonete Aparecida Alves, uma brasiliana, que vive lá em Presidente Prudente, no Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Nascida em Garça, em 1966, Ivonte, fala de e por sí:
"...Sempre adorei estudar e fiz vários cursos: agropecuária, contabilidade, mecânica, jornalismo, pedagogia e outros de curta duração. Agora me assumi como artista plástica e adoro! Era artista e não sabia. Então a demanda pelo meu trabalho foi chegando com a fala das crianças. Me assumi e fui criando peças da arte mítica africana para compor um repertório inicial. São peças de inspiração Xhosa, Ndebele, Ntwana e Zulu (África do Sul);Yorubá, Lwena, Tchowe e outras."
Em 2010, Ivonete foi premiada pela FUNARTE/Ministério da Cultura pelo seu trabalho das "Sacolas Culturais: Um centro de leitura dentro de sua casa!". A idéia é simples: sacolas artesanais contendo livros de literatura, CD, DVD, uma revista (Raça Brasil, uma revista diferenciada como Caros Amigos, Le Monde Diplomatique, Brasil ou Fórum), uma peça étnica e um caderno customizado para anotações das pessoas que fazem parte do círculo de leitura(para anotar elogios, críticas e dicas).
Ivonete vem desenvolvendo seu trabalho por 3 Estados: SP, MG e PA, em parceria com Governos e sociedade civil, que ficam responsáveis pela circulação das sacolas culturais. Em São Paulo, conta com o apoio do coletivo de Presidente Prudente, Nzinga Afrobrasil, Arte, Educação, cultura. Em Minas Gerais, a cidade escolhida por Ivonete foi Paracatu, aonde as sacolas culturais vão circular em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na sede do município e no Quilombo São Domingos. Já no Pará, a cidade escolhida é Almeirim, para onde Ivonete seguirá no dia 11 de fevereiro próximo.
Desejamos uma feliz viagem pelo mundo da leitura à Ivonete e uma feliz leitura para você, amig@ leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário