Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

LIVROS E AUTORES CLÁSSICOS: Educação

PEDAGOGIA

Os grandes pensadores da Educação

Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes, mas suas raízes estão fincadas na Grécia Antiga

Nova-Escola

01/07/2008 17:04

Texto
Gabriel Grossi
Foto: Divulgação
Foto: O 'Homem Vitruviano', de Leonardo da Vinci, tornou-se o ícone da cultura renascentista

O 'Homem Vitruviano', de Leonardo da Vinci, tornou-se o ícone da cultura renascentista

Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de educar. Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem a obra de Aristóteles (384-322 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ou Émile Durkheim(1858-1917) trabalham sob a influência desses pensadores, na forma como suas idéias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente.

Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347 a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas.

Abaixo estão listadas as 49 personalidades que mudaram o jeito de pensar e fazer educação:

• Alexander S. Neill
• Anísio Teixeira
• Anton Makarenko
• Antonio Gramsci
• Aristóteles
• Auguste Comte
• B. F. Skinner• Carl Rogers
• Célestin Freinet• Comênio
• Condorcet
• Donald Winnicott
• Edgar Morin
• Édouard Claparède• Émile Durkheim
• Emilia Ferreiro
• Erasmo de Roterdã
• Florestan Fernandes
• Friedrich Froebel
• Friedrich Nietzsche
• Guy Brousseau
• Hannah Arendt
• Henri Wallon
• Herbert Spencer
• Howard Gardner
• Jean Piaget
• Jean-Jacques Rousseau
• Johann Friedrich Herbart
• Johann Heinrich Pestalozzi
• John Dewey
• John Locke
• Karl Marx
• Lawrence Stenhouse
• Lev Vygotsky • Maria Montessori
• Martin Buber
• Martinho Lutero
• Michel de Montaigne
• Michel Foucault
• Mikhail Bakhtin• Ovide Decroly
• Paulo Freire
• Pierre Bourdieu
• Platão
• Roger Chartier
• Santo Agostinho• Sócrates
• Tomás de Aquino
• Tzvetan Todorov
Leia também: Na vanduarda da Educação


http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/grandes-pensadores-306046.shtml

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