Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Grupos de Folia de Reis do Rio de Janeiro

TRADIÇÃO
Presépio do Dadinho recebe grupos de Folia de Reis
Publicado em 5/1/2011, às 19h44 
Última atualização em 5/1/2011, às 19h44


Bruna Chaves
Quatro grupos passarão pela Rua São Vicente de Paula, 21, no bairro Niterói, até o dia 20
Tradição: Quatro grupos passarão pela Rua São Vicente de Paula, 21, no bairro Niterói, até o dia 20

Volta Redonda
A partir de amanhã, Dia de Reis, o presépio do aposentado Eduardo Ermida Filho, o Dadinho, montado na Rua São Vicente de Paula, 21, no bairro Niterói, e aberto ao público, começa a receber os grupos de Folias de Reis. Quatro grupos passarão pelo local até o dia 20.

Hoje, o encontro começa às 18h30, com a oração de Santos Reis, e, às 19h30, se apresenta o grupo Folia Jornada de Reis - Sagrada Família, do bairro Nova Primavera. Neste sábado, nos dias 15 e 18, o horário da apresentação das folias será às 20h.

No dia 20, data em que é comemorado o Dia de São Sebastião, será a última apresentação das folias que, após o Dia de Reis, são chamadas de Folias de São Sebastião. Nesse dia, a comemoração começa às 18h30, com uma homenagem ao santo e a apresentação do coral Apocalipse, do bairro São João. Às 20h, o último grupo de folia se apresentará.

- Eu já tinha essa casa na rua há algum tempo e estava alugada, como eu mudei para cá, o espaço para montar o presépio ficou pequeno, cheguei a pensar em não montar, mas acabei resolvendo monta-lo, mesmo que não desse para colocar a cachoeira e o chafariz - contou Dadinho, explicando o motivo da mudança.

Ainda de acordo com o dono do presépio, as 160 peças que contam, não somente a história do nascimento do Menino Jesus, mas passagens Bíblicas como Adão e Eva no paraíso, anunciação do anjo à Maria e o Menino Jesus aprendendo o ofício da carpintaria com José, foram mantidas, mesmo que ficassem mais próximas umas das outras.

- As primeiras peças do presépio tradicional, que é a manjedoura, os reis magos e os animais, eu tenho há 40 anos, que é o tempo que monto o presépio - falou.

Além da visitação, as pessoas também podem levar alimentos não perecíveis, caixas de leite e roupas para doação.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,33921.html#ixzz1AHOItn2z

Nenhum comentário:

Postar um comentário