Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Fernando Sardo, um luthier, um multinstrumentista, um arte-educador engajado que (en)canta!!!
Fernando Sardo é músico multi instrumentista, compositor, artista plástico, lutier e artista educador. Constrói instrumentos, esculturas sonoras e instalações musicais que podem ser encontrados em diversos parques e espaços culturais no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, já participou de várias trilhas sonoras para cinema, dança e teatro, e diversas exposições (individuais e coletivas) em espaços culturais e instituições. Seu trabalho diverso assim como seus projetos de arte-educação podem ser encontrados e foram desenvolvidos no Brasil e exterior.
Desde 1989, ele ministra oficinas de música e luteria, que fazem parte de um trabalho artístico e social que aponta para a democratização da cultura e da educação. Nelas, o público tem a oportunidade de construir e tocar seus próprios instrumentos e também aprender sobre música e ecologia, um incentivo à criatividade, à crítica e à reflexão.
Seu trabalho é fruto de uma pesquisa, iniciada em 1980, em música e luteria étnica de diversas épocas e culturas distintas e só se fez possível devido ao caráter cosmopolita da metrópole paulistana. A partir daí, construiu mais de 100 instrumentos musicais com matérias primas alternativas e esculturas sonoras. Esta pesquisa caracteriza as suas composições musicais que contém uma grande variedade de timbres e sonoridades.
Possui seis CDs gravados. Destes, quatro com o grupo Ya Nur, um com o grupo GEM, e um solo. Atualmente
faz apresentações musicais e exposições em diversos espaços públicos e privados, nos SESC, por todo Brasil. Em 2008 esteve na 28ª Bienal de São Paulo com a instalação sonora Dessintetizador e o grupo GEM, sendo pioneiro em apresentações musicais dentro da Bienal de Artes Plásticas de São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário