Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

segunda-feira, 12 de março de 2012

10 questões para entender Clarice Lispector

10 questões para entender Clarice Lispector

Saiba mais sobre a escritora que mudou a forma de narrar da literatura brasileira


Clarice Lispector é uma das autoras brasileiras mais lidas e comentadas em todo o mundo
Ao lado de Caio Fernando Abreu, Arnaldo Jabor, Luis Fernando Verissimo e alguns outros nomes, ela é uma das autoras mais citadas nas redes sociais, com frases atribuídas a ela que, na maioria das vezes, nunca foram ditas. Clarice Lispector, que faria 91 anos no próximo dia 10 de dezembro é, sem dúvida, um sucesso de público. Mas esse público realmente conhece a sua obra? E você, conhece a obra dessa escritora, que já foi comparada a Virginia Woolf e Franz Kafka?

Para lembrar o aniversário de nascimento de Clarice, conversamos com duas especialistas que - essas sim - conhecem a obra da escritora com profundidade. Ambas são autoras de teses de doutorado que tiveram como tema central justamente a obra de Clarice Lispector. "Clarice inaugura a prosa introspectiva no Brasil, deixando de lado os acontecimentos exteriores para privilegiar sensações e impressões", afirma Suzana Sá Klôh, professora da Universidade Católica de Petrópolis e autora do trabalho intitulado "Clarice Lispector e o narrar-se". "Clarice tem uma grande capacidade de transmitir através das palavras o mundo além dos aspectos sensíveis", completa Mona Lisa Bezerra Teixeira, autora do trabalho "Imagens da infância na obra de Clarice Lispector".

Leia abaixo dez questões fundamentais para entender a obra de Clarice Lispector. E, depois, não deixe de ler (ou reler) os livros de Clarice. Boa leitura!






Nenhum comentário:

Postar um comentário