Hoje se celebra e relembra o aniversário do grande folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo, nascido em 1898, em Natal, Rio Grande do Norte. Cascudo produziu valioso acervo cultural, livros do mais elevado interesse e alcance nas áreas da Sociologia, História, Geografia, Folclore, Poesia, Etnografia e Antropologia, além de exemplo de humanidade, amor ao país e ao povo brasileiro.
Camara Cascudo foi um intelectual, um pesquisador e um cientista “amorosa e organicamente ligado ao seu país, à sua província e ao seu povo”, construiu uma obra que, hoje universalmente conhecida, “é indispensável, em todos os seus aspectos, para todos aqueles, brasileiros e estrangeiros, que desejam conhecer o Brasil nas suas origens e na sua diversidade”, declarou o professor Fernando de Mello Freyre, presidente da Fundação Joaquim Nabuco, na abertura do seminário Cem anos de Câmara Cascudo, em 1998.
Para Gilberto Freyre, autor de Casa Grande e Senzala, Luís da Câmara Cascudo deu aos estudos folclóricos no Brasil o máximo de “dignidade intelectual”, fazendo deles estudos sistemáticos de Antropologia Cultural, História Social e Sociologia da História, desenvolvendo, nessas áreas, pesquisas de arquivo e de campo, visitando países, principalmente a África e Portugal, para melhor entender o folclore e as raízes dessas culturas, no que se refere ao Brasil. Voltando-se para os mitos e as crendices, realizou, “como mestre insigne na matéria, um esforço individual tão vasto que parece não ser o de um homem só, mas o de vários”.
No passado, Câmara Cascudo recebeu do amigo Gilberto Freyre, na sua casa de Natal, com seus livros, sua rede e seu charuto, a medalha Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco – por tudo o que Cascudo havia feito como cidadão brasileiro, particularmente do Rio Grande do Norte, e como sábio, com sua produção científica, seus escritos.
"Quando eu viajar, mais cedo ou mais tarde, a Universidade vai acabar comprando dos meus herdeiros a minha biblioteca. Ninguém é tão burro para dispensar livros tão incríveis." (frase de Câmara Cascudo)
Para saber mais sobre Câmara Cascudo e seu legado, acesse http://memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm.
Boa leitura galera!!!
Jonas Banhos
Jonas Banhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário