Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

BRINQUEDOS ARTESANAIS

CRUZEIRINHO - [ 26/12 ]

Brinquedos artesanais revelam a cultura popular brasileira

Cruzeiro on-line
Notícia publicada na edição de 26/12/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno Cruzeirinho - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Distante do reino dos brinquedos industrializados, existe um mundo de pura magia que nasce de mãos habilidosas de artistas escultores. Em madeira, eles esculpem bonecos e brinquedos que ganham vida na imaginação de crianças e fazem adultos relembrar os tempos da infância. A exposição “Artistas e Arteiros”, instalada no Espaço Cultural Almeida Júnior, em Itu, é um convite para viajar no tempo e ver de perto a impressionante arte do brinquedos artesanais. Nesse passeio que bem combina com a época do Natal, os visitantes podem ver que brinquedos muito interessantes nascem também da reciclagem. A entrada é gratuita.
Tamborins, trapezistas de madeira que fazem suas estripulias ao se apartar das barras paralelas nas quais se seguram, carrossel que funciona com o giro de uma manivela e tantos outros objetos que interagem com as pessoas, fazem parte da mostra. Um dos objetos expostos impressiona pelo movimentos dos bonecos em madeira que representam o processo da produção de farinha. Burros carregadores de carga se movimentam, homens e mulheres descascam mandioca, torram, peneiram e ensacam a farinha. Além de ter a chance de se render ao charme do universo simples e belo dos brinquedos artesanais, o visitante pode conhecer os incríveis seres, objetos, animais e demais brinquedos que podem ser inventados com objetos recicláveis. Tartarugas são feitas de fundo de garrafas pets, bem como jacarés, que surgem de tiras desse mesmo material.
O diretor do Espaço Cultural, Jonas Soares de Souza, disse que fez um teste. “Trouxe meu neto de 4 anos para a mostra e ele ficou encantando”, contou empolgado. Jonas também comentou que adultos que cresceram em cidades pequenas se identificam com os brinquedos porque muitos fizeram parte da infância, mas a exposição é oportunidade também para conhecer um arte popular em vários estados brasileiros. As peças são feitas por escultores já consagrados, como Aberaldo (AL), Veio (SE) e Nino (CE), e por novos artistas, como Mestre Saúba (PE), com sua casa de farinha motorizada, Miro (PE), bonequeiro de Carpina, tradicional cidade do mamulengo, e Fábio (PE), com sua Arca de Noé de material reciclado.
O acervo da mostra é do Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro (IIPB) e a exposição é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). (Por Andrea Alves - andrea.alves@jcruzeiro.com.br)
Oficina de Brinquedos Recicláveis
Nos dias 5 e 6 de janeiro, serão realizadas duas oficinas de brinquedos recicláveis. A atividade será realizadas em dois períodos, pela manhã e à tarde, no local onde está instalada a exposição. O participante não paga nada e deve fazer a inscrição antecipadamente. Só não pode esquecer de levar uma garrafa pet como matéria-prima. Mais informações pelo telefone            (11) 4023-1544      .
SERVIÇO:
Exposição “Artistas e Arteiros”
Até 7 de janeiro de 2011
Espaço Cultural Almeida Júnior (rua Paula Souza, 664, Centro, Itu)
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 17h
Informações:             (11) 4023-1544      
Entrada: gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário