LINK PARA DOWNLOAD: http://sdrv.ms/UZ4ind
João de Deus, Lucas Dantas, Manoel Faustino e Luis das Virgens foram os heróis e mártires da Revolta dos Búzios,
ocorrida no dia 12 de agosto, há 211 anos, na capital baiana. Os quatro acima citados foram presos entre 12 e 25 de
agosto de 1798 e enforcados na Praça da Piedade no dia 07 de novembro de 1799.
A Revolta dos Búzios, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, Inconfidência/Conjuração Baiana ou Revolta das Argolinhas, é classificada pelos historiadores como um importante movimento emancipacionista de caráter popular. Baseados nos ideais da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade, os revolucionários pregavam a independência do Brasil, ideias republicanas e de direitos iguais para todos os habitantes do país. Na Bahia Colonial viviam milhões de africanos e
seus descendentes, a maioria esmagadora, sem quaisquer direitos humanos respeitados, sem direito a ir e vir livremente, sem liberdade de expressão ou crença, sem direito de reunir-se.
O legado da Revolta dos Búzios, assim como de outras revoltas organizadas e levadas adiante por africanos, negros livres, forros e libertos é, indiscutivelmente, o da liberdade, ainda que na diáspora forçada. A inspiração que nos deixaram é a coragem para lutar mesmo que tudo esteja contra as nossas aspirações. Somos descendentes de revolucionários e não temos o direito de nos esquecer disso. Vivemos sobre um chão em que correu o sangue derramado em revoltas, que, sem dúvida alguma, contribuíram para que o Brasil se libertas se de Portugal. Em nosso país ser negro ou negra também é ter a consciência de que muitos morreram para que se esteja vivo e livre.
O Boletim dos Revolucionários pregava ideias que
nos são caras, mas ainda não conseguimos estender a todos e todas nesse país: dizia um dos panfletos dos revoltosos dos Búzios: “está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade, tempo em que todos seremos irmãos, tempo em que todos seremos iguais”.
Em nome deste legado de coragem e persistência, ao custo da própria vida, é que apresentamos esta proposição que inscreve João de Deus, Lucas Dantas, Manoel Faustino e Luis das Virgens no “Livro dos Heróis da Pátria”.
CONHEÇA OUTROS TÍTULOS PARA DOWNLOAD NO ÁLBUM "Identidade Africana: Acesso a Informação", acesse: http://www.facebook.com/media/ set/ ?set=a.400244633373021.99039.27 8535572210595&type=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário