Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A ciência em cordel


Ações do documento
 

 
Embrapa lança livro em cordel enfocando o avanço da ciência para crianças

A evolução da pesquisa de reprodução animal no Brasil, desde a época do descobrimento, até o nascimento do primeiro animal clonado no país, a bezerra Vitória, é o tema do livro "Brasil – do descobrimento à Vitória", que está sendo lançado pela EmbrapaRecursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Informação Tecnológica, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O livro que é dirigido ao público infanto-juvenil, tem como autor o técnico da Empresa, Edvalson Bezerra Silva. Escrito em versos, a obra procura divulgar a ciência em uma linguagem simples, para facilitar a compreensão do público em geral, especialmente de estudantes do ensino médio e fundamental.

O livro é ilustrado, com textos curtos e letras grandes para facilitar ainda mais a compreensão da leitura e, assim, possibilitar que o público "mergulhe na ciência", como afirma o autor. A idéia de divulgar a evolução da ciência no Brasil na linguagem e musicalidade do cordel, inédita no Brasil, partiu da vontade de Edvalson de que o livro alcance um público maior, incluindo aqueles que não sabem ou que não gostam de ler, já que o conteúdo permite que ele seja cantado. Ele cita como exemplo a história de Lampião e Maria Bonita, que é conhecida por todo o povo do Nordeste, mesmo os iletrados, pela forte influência do cordel naquela região.

Para explicar a clonagem, que deu origem à bezerra Vitória daEmbrapa, um marco para a ciência brasileira como o primeiro animal clonado no Brasil e na América Latina, o autor lançou mão, além do cordel e desenhos, de fotos e esquemas explicativos, diante da complexidade do tema. "Várias dessas técnicas já estão à disposição dos pecuaristas brasileiros para o melhoramento genético animal, e todas podem ser utilizadas para a preservação de raças de animais domésticos ameaçadas de extinção. No futuro, quem sabe, possam ser usadas também para a conservação de espécies silvestres", afirma Edvalson.

Por mais que tentasse fugir da aridez do linguajar científico, o autor explica que muitas vezes algumas palavras e expressões técnicas tiveram que ser mantidas e, por isso, o livro contém também um glossário, que explica o seu significado em uma linguagem acessível.

Esse livro é a primeira iniciativa de divulgação científica em cordel, mas Edvalson já tem planos para outros na mesma linha. "A pesquisa com animais é apenas uma pequena parcela do trabalho da Embrapa. Existem outras pesquisas de importância para a agricultura brasileira que precisam ser divulgadas, especialmente para as crianças, já que serão os futuros condutores da pesquisa científica no Brasil. E essa série poderá complementar o currículo escolar que não acompanha o ritmo dos avanços científicos", finaliza o autor. O livro, que tem 86 páginas, pode ser adquirido através do endereço eletrônico:vendas@cenargen.embrapa.br.


Fernanda Diniz - MTb 4685/89/DF
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário