(1’47” / 417 Kb) - O livro “Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida” traz informações sobre os riscos dos venenos na agricultura, formas de prevenir e notificar intoxicações, além de apontar para uma forma alternativa de produção agrícola – a agroecologia.
A publicação atua como um material educativo sobre os riscos dos agrotóxicos ao meio ambiente é à saúde humana. Contribuíram com análises e revisão de conteúdo integrantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e professores universitários, como a médica Raquel Rigotto.
A jornalista e autora do livro, Flavia Londres, comenta o contexto social que deu origem a esse material.
“Se de um lado tem um cenário muito preocupante, muito assustador de descontrole do uso de venenos no Brasil. Por outro, nós temos um momento de união de forças muito grande, o tema está ficando cada vez mais em evidência, a Campanha Permanente [Contra o Uso de Agrotóxicos] tem tido um sucesso muito grande, sobretudo depois do lançamento do filme do Silvio Tendler [“O veneno está na mesa”]. E é um momento importante também de fortalecimento da luta, de unir forças, ampliar essa campanha e levar esse trabalho para frente”.
A obra foi lançada no final de setembro durante o “Encontro Nacional de Diálogos e Convergências”, que reuniu organizações de agroecologia, saúde, economia solidária, entre outros.
A realização do livro é da Articulação Nacional de Agroecologia e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. O livro tem tiragem de 1.5 mil exemplares e está disponível gratuitamente em formato digital através do site aspta.org.br - página da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA).
De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.
07/10/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário