Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

domingo, 16 de outubro de 2011

Ecodestruidade no interior de São Paulo


Armando Malheiro de Oliveira Jr., fotógrafo e leitor de ((o))eco em Atibaia (SP) tem registrado o comportamento de aves em áreas úmidas de sua cidade natal. Nos últimos meses, ele notou que algumas aves, em especial a garça-branca, tem sid afetada pela atividade de pescadores. Aqui o relato de Oliveira Jr. e veja fotos abaixo.

"Já tem alguns meses que venho acompanhando e fotografando estas aves em lagos da área urbana da cidade de Atibaia, a garça branca grande (fotos1,2 e 3) costuma ficar no Lago do Major e está sempre muito próxima dos pescadores (foto2) em busca de alimento (foto3), perceba também a sujeira do lago (foto 1)."

Garça-branca ferida com anzol no Lago Major

Pescadores no Lago Major

Disponibilidade de alimentos atrai as garcas


"As fotos 4 e 5 foram feitas no Jd. do Lago que está ainda mais sujo que o primeiro, neste lago é fácil avistar Biguás, Martim pescador, Socó e outros, para minha surpresa esta garça da foto 4 , que pelo véu que cresce em suas penas deve estar em época de acasalamento, tinha um anzol enorme na asa. "

Garça com asa machucada


"Quando estou fotografando nestas áreas os moradores me procuram e pedem para que eu faça alguma coisa a respeito, pois estão revoltados com a situação também, a foto 5 traduz isto, e por fim a patinha que fica num lago a frente, com um anzol inteiro na pata, é de cortar o coração."

Garca-branca pequena no Jd. do Lago


Estive procurando alguém para socorrer os bichos e me indicaram a polícia ambiental, pretendo contatá-los. Faz tempo que reparei que havia algo de errado, mas foi semana passada que percebi os anzóis. Aves no Anzol, não pode! Estou fotografando com um equipamento de melhor qualidade há pouco tempo, e é estranho para mim e clichê para outros, mas é verdade, quem fotografa quer preservar."

http://www.oeco.com.br/fauna-e-flora/25358-fotografo-revela-danos-de-anzol-nas-aves

Nenhum comentário:

Postar um comentário