Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

domingo, 27 de julho de 2014

Projeto Freguesia do Livro estimula a leitura no Paraná

Livros em movimento


Descrição 
Recebemos livros em doação e com eles fazemos pontos de leitura como os que você pode ver aqui:
http://freguesiadolivro.wordpress.com/pontos-de-leitura/

1. O que é?
A Freguesia do Livro é um movimento lítero-libertário que dá nova vida aos livros esquecidos em prateleiras e bibliotecas. Arrecada, organiza e encaminha bons livros que são recebidos como doação para bibliotecas comunitárias em Curitiba e região metropolitana (e cidades que conseguimos alcançar).
A Freguesia do Livro também se propõe a colaborar na criação e manutenção de novas pequenas bibliotecas.

2. Como atua?
Recebemos doações de livros em bom estado que são selecionados, classificados e encaminhados para bibliotecas comunitárias cadastradas.
Para receber os livros da Freguesia, para aumentar e/ou renovar acervos de pequenas bibliotecas já existentes ou criar pontos de leitura devem cadastrar-se em nosso site.

3. Quem pode participar? Como?
A Freguesia do Livro é um movimento voluntário, participa quem acredita que divulgar a leitura e facilitar o acesso aos livros pode fazer diferença no desenvolvimento de uma comunidade. Você pode ajudar: sendo ponto de recepção de doações, doando livros, como ponto de leitura (onde ficam disponibilizados os livros) ou biblioteca, recolhendo e distribuindo doações. Escolha o jeito de participar com o qual você mais se identifica.

4. Quais bibliotecas e iniciativas literárias podem receber livros da Freguesia do Livro?
Bibliotecas comunitárias entendidas como iniciativas independentes e informais. Ou seja, locais que possam receber os livros e disponibilizá-los ao público que os frequenta. As bibliotecas livres podem ser colocadas em lugares inusitados como creches, restaurantes, cabeleireiros, farmácias, cafés, terminais de ônibus, igrejas, etc. Bibliotecas livres trazem o conceito do empréstimo sem formalidades: o livro vai, se voltar, voltou. O importante é que depois de lido, ele continue circulando. O objetivo é levar o livro para perto do leitor, criando a oportunidade e despertando o interesse, sem burocracia.

5. Como iniciar uma biblioteca comunitária? Você quer ser um Ponto de Leitura?
Basta querer. Comece preenchendo o cadastro.

6. Como você pode doar livros?
Analise seu acervo e escolha os livros que imagina que serão bem aproveitados por outras pessoas. Entre em contato através de comentários nesta página. Definiremos os Pontos de Coleta onde você pode entregar sua doação.

7. Que tipo de livros recebemos?
Se o leitor pegar firme no livro ele desmancha? As traças o perfuraram tanto que não dá nem pra ver todas as letras de uma frase? O cheiro de mofo requer máscara? Se as respostas forem não, então aceitamos. O critério é: livros em bom estado, pós 1980, que possam ser bem aproveitados por outras pessoas, com conteúdo que vale a pena. Em "Como doar", no site, você encontrará nossos critérios.

Veja reportagem da Freguesia do Livro no G1 Paraná.

Facebook  Freguesia do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário