Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O NASCIMENTO DE JESUS, UM CORDEL SOBRE O NATAL





O autor já recebeu pedidos da embaixada brasileira dos EUA e da França para exibir o vídeo


Contar a história do Natal por meio de peças, músicas e filmes é algo muito comum. Para fugir do convencional, o publicitário Euriano Sales (31) decidiu usar a sua paixão pela literatura e fez  umcordel animado, passeando pela história bíblica, mas com um tom atual. O vídeo O nascimento de Jesus, um cordel de Natal tem um pouco mais de seis minutos e tem expressões cearenses como “uma arruma de dias”, “embuchou” e termos atuais como “chá de baby” e “contagem do IBGE”. Ilustrado com xilogravuras, o cordel animado tem mais de 380 mil visualizações no Youtube.
As redes sociais foram fundamentais para a propagação do vídeo, como conta o autor. “Em 2011, ele ‘bombou’ no Twitter. No ano seguinte, 2012, foi sucesso de compartilhamentos no Facebook. Algumas pessoas me contaram que receberam o vídeo por Whatsapp, outras me falaram sobre pedidos da embaixada do Brasil nos Estados Unidos e na França pedindo autorização para reproduzi-lo. Muita gente me pede (risos)”.
Euriano Sales

Euriano Sales

Euriano Sales é o autor, roteirista e narrador do vídeo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Depois do sucesso, Euriano foi convidado para produzir vídeos institucionais contando a história de empresas através do cordel animado, o que proporcionou a criação de sua agência, o Cordel Publicitário.
Como começou
Euriano conheceu a literatura de cordel ainda na infância através de seu pai, e quando cursava a faculdade de publicidade pode aprimorar os seus conhecimentos através de disciplinas como Redação e Cultura Brasileira. Segundo ele, a linguagem popular dos cordéis geralmente trata de política, ou personagens lúdicos. Já falando sobre o cristianismo e em tons nordestinos é menos comum.
“Em 2008 quando o natal estava chegando, o pastor José Edson, da minha igreja, comentou que não tinha nenhuma programação especial para o culto de natal. Como eu sempre gostei de cordel, resolvi contar a história do natal através de um cordel.”
O texto foi declamado no culto de natal da Igreja Batista Central, onde Euriano é membro. No mesmo dia, Meg Banhos conversou com ele e propôs fazer um vídeo com ilustrações. Em dois dias, Meg fez mais de 200 ilustrações e a narração ficou por conta de Euriano.
Para Euriano, o natal tem um significado muito especial:
“O verdadeiro dono da festa não é o papai noel, e sim Jesus Cristo, que passou por todas as dificuldades por nós. E esse sentimento de natal não deve ser vivido apenas em dezembro, mas sim o ano todo. Enquanto as pessoas procuram comprar e ganhar presentes, não percebem que Jesus Cristo é o nosso maior presente. É o suficiente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário