O autor já recebeu pedidos da embaixada brasileira dos EUA e da França para exibir o vídeo
Contar a história do Natal por meio de peças, músicas e filmes é algo muito comum. Para fugir do convencional, o publicitário Euriano Sales (31) decidiu usar a sua paixão pela literatura e fez umcordel animado, passeando pela história bíblica, mas com um tom atual. O vídeo O nascimento de Jesus, um cordel de Natal tem um pouco mais de seis minutos e tem expressões cearenses como “uma arruma de dias”, “embuchou” e termos atuais como “chá de baby” e “contagem do IBGE”. Ilustrado com xilogravuras, o cordel animado tem mais de 380 mil visualizações no Youtube.
As redes sociais foram fundamentais para a propagação do vídeo, como conta o autor. “Em 2011, ele ‘bombou’ no Twitter. No ano seguinte, 2012, foi sucesso de compartilhamentos no Facebook. Algumas pessoas me contaram que receberam o vídeo por Whatsapp, outras me falaram sobre pedidos da embaixada do Brasil nos Estados Unidos e na França pedindo autorização para reproduzi-lo. Muita gente me pede (risos)”.
Depois do sucesso, Euriano foi convidado para produzir vídeos institucionais contando a história de empresas através do cordel animado, o que proporcionou a criação de sua agência, o Cordel Publicitário.
Como começou
Euriano conheceu a literatura de cordel ainda na infância através de seu pai, e quando cursava a faculdade de publicidade pode aprimorar os seus conhecimentos através de disciplinas como Redação e Cultura Brasileira. Segundo ele, a linguagem popular dos cordéis geralmente trata de política, ou personagens lúdicos. Já falando sobre o cristianismo e em tons nordestinos é menos comum.
“Em 2008 quando o natal estava chegando, o pastor José Edson, da minha igreja, comentou que não tinha nenhuma programação especial para o culto de natal. Como eu sempre gostei de cordel, resolvi contar a história do natal através de um cordel.”
O texto foi declamado no culto de natal da Igreja Batista Central, onde Euriano é membro. No mesmo dia, Meg Banhos conversou com ele e propôs fazer um vídeo com ilustrações. Em dois dias, Meg fez mais de 200 ilustrações e a narração ficou por conta de Euriano.
Para Euriano, o natal tem um significado muito especial:
“O verdadeiro dono da festa não é o papai noel, e sim Jesus Cristo, que passou por todas as dificuldades por nós. E esse sentimento de natal não deve ser vivido apenas em dezembro, mas sim o ano todo. Enquanto as pessoas procuram comprar e ganhar presentes, não percebem que Jesus Cristo é o nosso maior presente. É o suficiente.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário