Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Um voo virtual sobre os lugares mais incríveis do mundo


Imagine fazer um passeio aéreo por lugares como Dubai, Las Vegas e Rio de Janeiro sem gastar um centavo e sem sair de casa. Essa é a proposta do site AirPano, criado por entusiastas de fotos panorâmicas. O grupo russo decidiu se dedicar a tirar fotos aéreas em 360° dos lugares e cidades mais interessantes do globo.

Cataratas do Iguaçu no AirPano
Atualmente já são mais de 30 “passeios” disponíveis e nos próximos anos o projeto deve ser ampliado. Já estão entre a lista dos fotografados o Rio de Janeiro, Sidney, Las Vegas, Cape Town e Jerusalém, entre outros. As próximas localidades a serem clicadas devem ser Saint Petesburg, Chicago e o vulcão Eyjafjallajökull.
Como funciona?
Ao acessar a página o visitante escolhe numa lista, organizada por ordem alfabética, a cidade que deseja “sobrevoar”. Abre-se então uma nova janela com a visão aérea de um ponto representativo daquele lugar e é possível ainda aproximar, afastar, olhar para cima, para baixo e para todos os lados, como num vôo livre.
O grande diferencial do conteúdo oferecido pelo site é justamente a liberdade do olhar permitida pelo giro de 360°. Em alguns lugares como Nova York, por exemplo, o vôo de helicóptero pode ser realizado em diferentes bairros ou monumentos. À bordo do AirPano é possível ver de perto a Estátua da Liberdade, o Empire State Buiding e até o Cristo Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário