Pesquisamos alguns livros que trazem várias ideias de jogos que você, que trabalha com Educação Infantil, pode aplicar com suas turmas e ajudar a criança pequena a desenvolver o raciocínio lógico, a concentração, a criatividade e habilidades relacionais como a convivência em grupo, o respeito ao outro, o saber ouvir e esperar a vez. Confira.
“Jogos, Brinquedos e Brincadeiras no Brasil Colonial”, de Maria Ephigenia de Andrade Caceres, traz, além de atividades diferentes, um contexto histórico que mostra as raízes da infância no Brasil. É o registro do universo lúdico infantil do Brasil-Colônia a partir dos escritos e quadros dos jesuítas e viajantes.
Naquele tempo, o jogo era visto pelos adultos como uma atividade sem importância, mas, para alguns, como os jesuítas, ele tinha o intuito de ensinar, mesmo que informalmente.
A Companhia de Jesus iniciou seu trabalho missionário, educativo e colonizador em 1549, assumindo a educação das crianças, para cristianizar a colônia, educar o povo de acordo com os valores e conhecimentos europeus.
Apesar da convivência de diferentes raças, é nítido o predomínio dos costumes de Portugal nas brincadeiras infantis brasileiras.
O livro, com 262 páginas, foi recém-lançado pela Editora Paulistana e é uma opção também para você aprofundar seus conhecimentos sobre a história do Brasil a partir de atividades compartilhadas pela criança pequena há mais de 500 anos.
“O Grande Livro dos Jogos e Brincadeiras Infantis”, de Debra Wise, tem 528 páginas e traz mais de 450 brincadeiras ilustradas e selecionadas para crianças entre três e catorze anos.
As atividades ensinam noções de companheirismo, especialmente nos jogos em equipe, e trazem dicas importantes para educadores e pais.
Algumas brincadeiras também priorizam a participação do adulto para que haja trocas e interações, fortalecendo momentos de convivência e descobertas compartilhadas. A publicação é da Editora Madras.
“268 jogos infantis”, de Figueiredo Pimental e Vitória Rabelo, tem 272 páginas e traz jogos conhecidos e também algumas variações de brincadeiras tradicionais, divididas em “Jogos de Campo” e “Jogos de Salão”, facilitando a organização de aulas e propostas pedagógicas por faixa etária.
A ideia é que o educador possa aplicar as brincadeiras para reforçar o aprendizado e desenvolver as habilidades físicas (como equilíbrio e controle motor), as cognitivas (conteúdos das disciplinas tradicionais) e as relacionais, como colaboração e respeito às diferenças.
A publicação é da Editora Itatiaia.
fonte:
http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br/veja-estas-dicas-de-jogos-e-atividades-para-a-crianca-pequena/
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