Domingo de Circo
Toda tua chegada nessa radiosa manhã de domingo embandeirada de infância. Solene e festivo circo armado no terreno baldio do meu coração.
As piruetas do palhaço são malabaristas alegrias na vertigem de não saber o que faço.
Rugem feras em meu sangue; cortam-me espadas de fogo.
Motos loucas de globo da morte, rufar de tambores nas entranhas, anúncio espanholado de espetáculo, fazem de tua chegada minha sorte.
Domingo redondo aberto picadeiro, ensolarado por tão forte ardor, me refunde queima alucina:
olhos vendados,
sem rede sobre o chão,
atiro-me do trapézio
em teu amor.
Do livro A Arte de Semear Estrelas, de Frei Betto.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Unicamp lança portal desenvolvido para hospedar conteúdos educativos

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou no dia 25 o OpenCourseWare (OCW) Unicamp, portal desenvolvido para hospedar conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da universidade.

O objetivo da iniciativa é disponibilizar para a sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas e vídeos. O serviço já conta com 12 disciplinas de diferentes áreas do conhecimento.

“Para a Unicamp, é muito importante tornar esses conteúdos acessíveis à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Temos convicção de que cada vez mais professores se interessarão pelo uso dessa ferramenta”, disse o reitor Fernando Ferreira Costa.

A Unicamp é a primeira universidade pública do Brasil a contar com o OCW. A criação do portal começou a ser formatada há pouco mais de dois anos, por meio de um acordo com a Universia Brasil. Na oportunidade, o objetivo era lançar a ferramenta com dez disciplinas disponíveis.

“Assim que a atual administração assumiu, demos impulso ao projeto. Não foi uma tarefa trivial criar uma plataforma que contasse com recursos de edição simples e que observasse questões importantes como o respeito ao direito autoral”, disse Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação.

O trabalho de concepção da ferramenta ficou a cargo da Pró-Reitoria de Graduação, em conjunto com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE).

O acesso aos dados disponíveis poderá ser realizado de forma livre e sem custo. Não haverá necessidade de inscrição ou do cumprimento de outras formalidades. Entretanto, o usuário terá que estar de acordo com as condições previstas nos termos de Uso do serviço.

“No momento da publicação, o GGTE confere com o docente se os direitos autorais relativos aos materiais que compõem a aula foram observados. Se houver alguma dúvida, nós adiamos a publicação até que esse ponto seja devidamente esclarecido”, explicou o coordenador do grupo, José Armando Valente.

“Essa ferramenta certamente mexerá com uma série de situações, inclusive com métodos pedagógicos. O desafio que fica aos professores é fazer com que os conteúdos de suas aulas também possam ser aprendidos a distância”, disse Ricardo Fasti, diretor-geral da Universia Brasil.

A estrutura do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, por meio do projeto MIT OpenCourseWare.

(Agência Fapesp)
http://aprendiz.uol.com.br/content/guslecheke.mmp

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mino Carta desanca a mídia golpista

Google lança site para auxiliar estudos sobre o corpo humano

Google lança site para auxiliar estudos sobre o corpo humano

Com ajuda de programas e aplicativos, é possível fazer um passeio completo por dentro do corpo humano. Isso por que um escritório de pesquisa da Google, nos Estados Unidos, está desenvolvendo recursos para conhecer o corpo humano pela Internet.

O aplicativo utiliza tecnologia semelhante a do Google Maps para mostrar imagens o corpo humano, em ângulos que raramente os internautas teriam a oportunidade de ver. Imagens detalhadas de células poderão ser ampliadas, por exemplo, e compartilhadas.

O objetivo do projeto é esclarecer os pacientes sobre suas doenças, bem como ensinar ciências e anatomia de forma mais ilustrativa aos estudantes. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na internet.

Paralelo a divulgação do projeto, acontece nesta quinta-feira (31/3), na universidade de Harvard (EUA), um seminário sobre tecnologia. O evento reúne especialistas de diversas partes do mundo para discutir inovações na área. A partir das 13h, é possível participar gratuitamente, basta acessar olink e, durante três dias, será possível acompanhar o encontro.

Para ouvir o Capital Humano, clique aqui.